domingo, 24 de julho de 2011

Quanto custa um filhote?

E afinal, quanto custa um filhote?
Esse é um tema delicado no tocante à criação de cães, artesanal ou comercialmente falando.
O preço final de um filhote depende de vários fatores:
- o valor que se investiu no plantel;
- o público-alvo que se quer atingir;
- o valor que é gasto anualmente com seu cães, no tocante à saúde, manutenção, vacinas, etc;
- o custo de manutenção do filhote desde a prenhez da fêmea até ele ser vendido, vacinado, desverminado, livre de ectoparasitas, etc;
- o preço médio da raça;
- relação de oferta e procura;
- e finalmente, o custo de manutenção  junto à CBKC, para abertura e manutenção do registro do canil, para emissão de pedigree.

O custo de um filhote de um criador que cuida de seus cães, mantendo a saúde, ração de boa qualidade, veterinário responsável, vacinas em dia vai ser sempre maior do que o do particular que tinha uma fêmea, deixou acasalar (em geral apenas uma vez) para curtir a ninhada e só. Este vai anunciar seus filhotes nos classificados do jornal de sua cidade, vender todos os filhotes rapidamente, sem ter maiores preocupações, por um valor inferior ao custo do filhote.
O criador tem ainda o custo de abertura e manutenção do registro junto à CBKC e se compromete a respeitar e defender o padrão da raça, primando por filhotes que possam levar aos seus novos donos, o melhor que aquela raça oferece. Jamais realizando acasalamentos indesejados ou permitindo a mistura de raças.
Sobre o público-alvo, se o criador pretende vender para criadores, futuros-criadores e/ou exposição, ele vai investir no seu plantel junto a criadores que já tenham "nome" para que as ninhadas sejam vendidas com o peso do pedigree e das linhagens "X" ou "Y". 
Cabe aqui uma observação:
Nós, particularmente, optamos por não vender para canil e/ou criadores. Nosso público-alvo são casais sem filhos ou com crianças, que querem um shih tzu para companhia, para ser "filho canino", ser mimado, dormir na cama, enfim... Por essa razão, nos damos o direito de nos recusarmos a vender para quem vai procriar, ok?
E por isso mesmo, para alcançar esse público, não colocamos o valor dos nossos filhotes no patamar mais elevado, mantendo-o dentro do preço médio da raça.
Chegamos ao ponto do preço médio da raça. Onde encontramos esses valores?
Pela Edição Nº 386 da Revista Cães & Cia, de Agosto/2011, o preço médio da raça shih tzu está entre: R$650,00 e R$5.000,00, de 20 criadores pesquisados.
Partindo da premissa que o valor mínimo pode ser de um filhote macho, branco e preto (cor menos procurada) e o valor máximo de uma fêmea top, de um criador que vende cães promissores para exposição, com pais importados, temos que pensar o que nós queremos ao procurar um filhote...
Há ainda que se considerar a relação de oferta e procura. Isso é variante dependendo da cor, padrão, época do ano, filhotes disponíveis, fêmea x macho, etc.
Alguns exemplos:
- Uma fêmea sempre é mais procurada que um macho (muito embora se o filhote for para companhia, os dois são uma delícia...!!!), por isso o preço dela precisa ser um pouco maior.
- Filhotes de cor branco/dourado, por exemplo, são vendidos antes de filhotes branco/preto. A procura é maior e parece haver uma unanimidade nesse quesito.
- No Natal, Dia das Crianças, férias, há maior procura por filhotes.

Enfim, há incontáveis variáveis na formação do preço do filhote.
E o que é importante saber para a compra dele?

Leia nosso artigo de Novembro/2010:
"Como escolher um filhote?"

E jamais diga que um filhote é "caro" ou "barato", quando você não sabe o que está por trás do custo de manutenção com os pais deste filhote. 
Mediante tudo isso, faça a opção pelo filhote saudável, sempre com pedigree e com garantia de um contrato de venda e compra. Afinal, vc está adquirindo um amigo que vai conviver com vc e sua família pelo menos pelos próximos 12 anos...!!!
Nós estamos em campanha permanente pela posse responsável!
Aguardem novos artigos!!!
Att,
Silvia
Canil Solevi

Visitem nosso site: www.patchpoa.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

Oiii eu tenho dois pitbulls sao realmente puros pois eles vieram de outras crias minhas so que nu ca tirei documeto de nenhum deles e queria tirar agora e nao sei como faço

Humberto Silva Santos disse...

Como faço pra acaba com os carrapato que ta pegando no meu cachorro